z

terça-feira, 13 de maio de 2008

:: AIII... COMO EU AMO QUEIJOS ::

Você sabe o queijo que está comendo?
(meus prediletos)


Queijo gouda

Características:
É um queijo holandês, de corte, produzido em várias regiões a partir de leite de vaca pasteurizado (o de leite cru ainda existe, mas é menos comum), com formato redondo, pesando de 5 kg a 10 kg. A casca é muito lisa e de cor vermelha.

(A textura do queijo gouda é lisa e flexível, com pequenos buracos)



Queijo gorgonzola

Características
Originário do norte da Itália, é produzido com leite de vaca (o tradicional, com leite cru e a versão mais moderna, com leite pasteurizado) e apresenta um alto teor de gordura. Tem forma de um tambor pesando de 6 kg a 12 kg. A textura interna tem veios de mofo que vão do cinza ao azul, obtidos pela presença da penicillium gorgonzola (ou glaucum).

(Bastante usado em molhos, recheio de tortas e canapés)





Queijo emmenthal

Características
De origem suíça (há também o alemão e o francês), o queijo emmenthal se caracteriza pelo grande número de buracos (quanto menores e mais redondos, mais forte e picante o queijo).

(O que caracteriza o queijo emmenthal é o grande número de buracos. Sua casca é fina e dura)







Queijo mussarela

Características
Feita com leite de vaca, é comercializada sem curar. Tem sabor mais acentuado e menos delicado do que a mussarela de búfala, sendo também menos macia.

(Queijo muito usado em diversos pratos)





Queijo provolone

Características
Fabricado com leite de vaca, é feito com massa cozida e amassada (formaggi a pasta filata, como é denominado na Itália). Originário da região da Lombardia, tem diversos formatos e o peso varia de 200 g a 5 kg. A casca é dura e fina, de cor amarela-dourada e brilhante. Em alguns casos pode ser encerada.

(O queijo provolone pode ser preparado
em diversos formatos)





Queijo gruyère

Características
Também de origem suíça (copiado em todo o mundo), o queijo gruyère é menor que o emmenthal e os buracos são pequenos e em menor quantidade. Seu sabor é mais forte do que o emmenthal e sua textura mais cremosa. É fabricado com leite cru de vaca e cada peça tem de 20 kg a 45 kg. A casca natural é dura, seca e de cor castanho-ferrugem.
(O queijo gruyère tem coloração amarela, um pouco mais escura que a do emmenthal)


Nenhum comentário: