z

sábado, 27 de novembro de 2010

:: EU VI O COMETA HALLEY A 25 ANOS ATRÁS ::




Em novembro de 1986 eu tinha 8 anos, em uma noite quente e de céu limpo eu vi o Cometa Harlley.

Lembro que aquele dia era só o que se falava em todos os lugares.
Teríamos que cuidar o céu logo após a meia noite. Fui dormir cedo e pedi pra minha avó me chamar quando batesse 00h. Fui de pijama mesmo pra fora de casa e fiquei mirando o céu e siiiim, lá estava ele. O céu estava estrelado mas deu para ver tranquilamente aquela mancha difusa no céu. Era o Harlley!

Eu era uma criança e lembro que antes de entrar pra dentro de casa, eu falei baixinho pra eu mesma ''Tchau Cometa Harlley, até daqui há 76 anos"

O cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do sistema solar a cada 76 anos, aproximadamente. Sua órbita em torno do Sol está na direção oposta à dos planetas e tem uma distância de periélio de 0,59 unidades astronômicas; no afélio, sua órbita estende-se além da órbita de Netuno. Foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico, descoberta feita por Edmond Halley em 1696.

Agora só falta 51 anos... até 2061 Cometa Harlley.

Um comentário:

marla leticia disse...

Eu moro em Belém do Pará e nesse mesmo ano e mês eu e minha namorada, atual esposa estavamos namorando. Havia essa expectativa do cometa halley, mas as notícias eram que mesmo se fosse possível o avistamento ele são seria avistado no hemisfério sul. Ainda tinha um outro cometa que também passaria pela terra nesse período. Bem não sei que cometa nos vimos, mas era um cometa lindo com aquela calda. Ficamos olhando até não poder ser mas visto. Seguindo seu trajeto no espaço infinito.